quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Voltinha #11 - BTT em Albergaria dos Doze

Data: 27/11/2011
Início do percurso: Albergaria dos Doze (A12)
Checkpoints: Algures no meio do pinhal
Fim do percurso: Albergaria dos Doze
Distância: para uns 25km, para outros 40km
Viajantes: Kelle, Rato, Nelinha, Vitinho, Chico, Miguel e Carlinha

Percurso:


Eis que se passou o Natal e o Dia de Reis e o Raio da Bicicleta não havia meio de publicar aqui o resumo da última voltinha, que já data de Novembro! Ai c'a pouca "bragonha".

Isto é capaz de ser do frio. A malta fica com a preguiça para escrever... é... é isso mesmo! :P

Pronto, aqui vai uma pequena descrição da nossa voltinha. Para não variar, foi preciso madrugar. Enfiar com as bikes nos carros em Coimbra e ala que se faz tarde direito a Albergaria dos Doze, Pombal.

Chegámos e mal deu tempo de aquecer os motores. Foi logo a pedalar! :D



Existiam 2 percursos alternativos: 25Km e 40Km. Ambos eram complicaditos, com "single-tracks", subidas danadas e a pedir muita força nas pernas! :)

Aqui estão alguns dos elementos do RdB em acção... reparem na velocidade... todos "inclinados" para a parte de dentro da curva... mesmo "racing"!

Aqui, o Vitinho está a por o chão à prova ... bem, aqui não, mas no frame a seguir foi.

Fujam todos, que ela leva tudo à frente! :D Kellinha em grande estilo.

O Miguel também se aventurou em descidas vertiginosas...


O segundo e terceiro classificados, por esta altura! :D


Duas aspirantes ao "Raio da Bicicleta"! Continuem a treinar arduamente. Um dia destes chamamo-las para um "casting" para o RdB...

... desde que paguem uma mini!
A Nelinha aqui fortíssima. Esta moça nunca passa dos 25Km/h... para baixo!

Vai ser preciso o "photo-finish", para desempatar!

Aqui temos o 1º classificado! :D

As "ninas" a praticar o National Geographic, à base de bike! :)

No frame a seguir... nariz no chão! :)

O que vale é que ia à frente do Chico, senão tinha que lhe saltar por cima (ele estava no chão, lembram-se?)

A tentar recuperar tempo... too late! :D

Até a foto ficou desfocada. É complicado fotografar em velocidade...

Meninas, comprem um GPS. Não vale a pena andarem perdidas...

E pronto, no fim disto, houve um almoço muito bem "regado" para os valentes ciclistas. Como sempre, a malta em Albergaria dos Doze foram extremamente hospitaleiros! Um "muchas gracias" do RdB para A12.

Nota: Obrigada ao N.A.D.A. por facultar grande parte destas fotos! Sem elas não teríamos uma reportagem decente! :)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Voltinha #10 - Viseu - Santa Comba Dão - Viseu


Data: 01/10/2011
Início do percurso: Viseu
Checkpoints: Santa Comba Dão
Fim do percurso: Viseu
Distância: 100km (Ecopista do Dão, nos dois sentidos)
Viajantes: Nelinha, Vitinho, Rato, Kelle, Chico, Miguel e o novato Cardana

Percurso:

Quem já nos topa pela pinta... sabe bem que dia que é dia, começa de noite. De noite e de véspera. De noite, de véspera e no Rocks. De noite, de véspera, no Rocks e carregadinhos de minis. E como o Raio da Bicicleta está boa saúde, e recomenda-se, contratar mais malta é o caminho!.. Investir em malta nova (um dia pode-se dar, não foi o caso)! Desta vez foi o Cardana (velho, fumador, a acabar vá... mas como também estava a tender pó borracho, foi fácil de levar) ;) E revelou-se fortíssimo, mas isso já era engraxar... adelante!

"Adelante" não...
Vamos lá começar outra vez, que esta história já começa mal contada ;)

Para não fugir à regra, esta voltinha começou de véspera no bar do costume a beber umas minis e a tentar convencer o Cardana a alinhar com a malta numa aventura louca de 100km de bicicleta. Depois de três minis lá se conseguiu que o rapaz dissesse que sim (desconfio que ele disse que sim só para não insistirmos mais, sem reflectir bem no que se estaria a meter).
Na manhã seguinte (vá, madrugada que acordar mais cedo que a hora dos dias dias de trabalho é madrugada), fez-se o farnel, montaram-se as bicicletas nos carros e lá foi o Raio da Bicicleta até Viseu para dar início à loucur....volta!


Chegados ao local de início da ecopista, ainda demorou um bocadito até nos fazermos à estrada, com a logística e afinações de última hora. Mas quando começámos, ui, nunca mais ninguém nos apanhou (pronto, não vinha ninguém atrás).



Como estávamos fresquinhos e cheios de vontade de fazer quilómetros, só parámos aos 24km para fazer o lanche da manhã e hidratar. Nesta pausa ainda surgiu a ideia de fugir ao Chico que tinha ido "ali atrás da igreja" mas a maioria estava ocupada a comer, beber,... não se deu... meninos!


Depois de umas maçãs, "madalenas" e água, lá continuámos a nossa viagem rumo ao destino. E Santa Comba Dão estava ainda a 26km!


Ora bem, agora que já vos abrimos o apetite, vamos voltar um bocadinho atrás, outra vez!, como a viagem é curta, há que fazê-la render...
* 3 flashbacks é demais, digo eu... mas vamos quê... perder leitores? Siga!

Ainda antes das minis, na véspera da "voltinha", o Chico apanhou um certo indivíduo (assim meio alfacinha, vá) acabado de desembarcar em Coimbra B. O embrulho que trazia na mão deu logo origem a um comentário parecido com: "Se tivesses barba de 15 dias e um lenço de xadrez na cabeça, não sei se tinhas cá chegado..." Isto é o que dá levar no comboio um suporte para a bicicleta, devidamente embrulhado em sacos pretos do lixo e fita isoladora!!

(de volta a 26 km de Santa Comba Dão)
Fizemo-nos novamente à estrada, assim que o Chico terminou as verificações técnicas ("A bicicleta faz um barulhinho!"), e pouco depois lá vimos a razão para o nome da Ecopista: o rio Dão. Paragem obrigatória para umas fotos, como o apetite já se ia notando, deu logo a vontade de desatar a pedalar encosta abaixo, para comer à beira-rio!! Mas ainda não foi desta.

* Uma foto panorâmica dá uma pinta do caraças

Volvidos mais uns km, fomos brindados novamente com uma das belas pontes que se vão atravessando neste caminho, desta vez com uma vista soberba para o Dão. Já íamos no km 44.5, a cinco do nosso destino, mas a sessão de fotos aqui não podia falhar.


Finalmente, metade do caminho está aviada. Fim (ou início) da ecopista, estação de Sta. Comba Dão e, muito importante, um tasco com água fresca (que a nossa já era quase chá).


Uns minutos de pausa, que o Chico aproveitou para afinar a bicla ("Ainda faz um barulhinho!") e lá vamos nós, já no caminho de regresso a Viseu...


... Mas quem falou em regressar?! Mau... e a bucha?!

Lá fomos nós à procura do nosso "restaurante" à beira-rio, que encontrámos ao fim de uns 3 ou 4 km de ecopista. Hora de almoço, no leito do rio! *Não andámos a alombar com as sandochas, que as senhoras do pelotão fizeram com tanto amor e carinho, para agora nos esquecermos de as comer! ;) Eu disse sandochas? Havia lá um tipo com um chouriço cortado à navalha e croissants... um senhor!


Munto bonito... A malta a almoçar à Beira-rio... (houvesse minis e carros ali ao pé, e já ninguém pedalava mais "hoje"), recuperar fôlego... quem ainda o tinha intacto, estava imparável (será do chouriço?):


O nosso novo associado estava incansável e com muita pressa, por isso seguimos viagem. Tinhamos nesta altura cerca de 60km nas pernas... parecia fácil, mas estavam a começar de pesar os km nas pernas. E qualquer pretexto era bom para "reagrupar" :)


Nos ultimos kms já a malta estava conformada que isto só lá ia pedalando e que ninguém, por magia, nos rebocaria até aos carros... Assim sendo, continuámos com a mesma determinação e boa disposição, com olhos postos no nosso objectivo, os 100km! (a primeira vez que o Raio da Bicicleta sacou 3 digitos na contagem)


Quase quase lá... 8km to go... e.... Voilá!

O Raio da Bicicleta aguentou-se à bronca! Todos chegaram inteiros, felizes e prontos para outra... mas noutro dia ;)


Eis a foto oficial da Volta:

(da esquerda para a direita: RaioDaBicicleta, Poste Eléctrico, Km100, nós os 7)

sábado, 17 de setembro de 2011

Voltinha #9 - Viseu - Carregal do Sal - Viseu

Data: 04/09/2011
Início do percurso: Viseu (Fontelo)
Checkpoints: Carregal do Sal, Silgueiros
Fim do percurso: Viseu (Fontelo)
Distância: 80km
Viajantes: Vitinho, Rato e Chico

Percurso:

Esta aventura do Raio da Bicicleta começou na véspera. Primeiro com a bicicleta do Rato a ser carregada para o recém-montado suporte de carro...


... depois com a bicicleta do Chico.


Para primeira vez que montámos as bicicletas no carro, acho que nem ficou mal. Parecia tudo impecável e lá fomos nós virados a Viseu. Eram 10 da noite.

A viagem correu bem até Viseu, tirando o pequeno pormenor de ter caído uma porca de fixação de um dos suportes, em Santa Comba-Dão. Nada de grave, porque o suporte tinha dois parafusos e duas porcas, portanto lá se aguentou! :)

No dia da volta, o tempo acordou farrusco e nós cheios de sono...


Apressámo-nos a ir para o Fontelo, e quando chegámos já lá tínhamos a meta à nossa espera! Foi uma sensação de vitória sem esforço que durou apenas 20 segundos! Estávamos do lado errado da meta... mas já só faltavam 80Km! :D

Entretanto chegaram os "pros" da LA Paredes. Para os mais distraídos (tipo eu), a LA Paredes é uma das equipas da Volta a Portugal. Não sei porque se foram lá submeter ao enxovalho provável (mas pouco) por parte do RdB! :D

Aqui está a comitiva do RdB que marcou presença no evento. Sim senhor, cheios de coragem!

Partimos do fim do pelotão, para podermos fazer uma recuperação de trás-para-a-frente, tipo os "pintas" nos filmes de acção que metem corridas, ao bom estilo "Dias de Tempestade" ou coisa que o valha.


(toca a pedalar... zás, zás, zás)
(40 km e a língua de fora em Carregal do Sal)
(5 minutos para comer uma Madalena, beber um sumo de penalty e 2 águas pequenas)
(toca a pedalar de novo... zás, zás, zás)

Nem deu tempo de apanhar a placa de Cabanas de Viriato (5 metros atrás da foto abaixo). A velocidade era muita!!!! :D

De Cabanas de Viriato para cima foi sempre a doer até Silgueiros... uma subida à antiga e as pernas já começavam a dar sinais de fumo... ou fadiga! :P

Por esta altura, chegámos ao segundo reagrupamento, já com 60Km no lombo.

Aqui chegou um Chico já um bocado estafado...

... e um Vitinho já meio a desfalecer! :D

Zás, zás, zás, toca a pedalar (ou passear no carro-vassoura) durante mais 20Km, até que chegámos finalmente ao Fontelo.

Só porque chegámos um bocadito atrasados, já nos tinham desmontado a meta... falta de nível! E eu a pensar que tinha direito a chegada ao sprint com fita e tudo... bah!

De seguida, ainda foi preciso chegar do Fontelo a casa do Vitinho. Mais 1Km de mato, mas lá chegámos e cheios de boa disposição (e fome).


O fiel amigo Endomondo, que não deixa mentir, acusava 80Km. Até foi poupado, porque o Garmin dizia 82, mas pronto... who's counting? :D



Depois de uma banhoca de penalty, eis-nos chegados ao sítio da bucha: recuperar energia com comida e pinga...

... ou seria pinga e comida? :D


No final, deram-nos uma garrafa para fazermos publicidade à Liberty Seguros (que nos recusamos a fazer) e um diploma...

... ah pois! Fomos mesmo lá! Aqui está o primeiro certificado do Raio da Bicicleta (ouve-se a música "We are the champions" em background... muito bonito):


E pronto, assim rezou a história de um dia muito bem passado em Viseu.